Caminhadas com o meu cão
Temos a certeza que já fez uma caminhada na montanha, no litoral ou na planície. E se tem um cão, certamente ele já o acompanhou inúmeras ocasiões. Não existe nada mais gratificante do que poder disfrutar de um bom passeio com o nosso cão. E, se estivermos num ambiente natural, não só nos divertiremos, como também ajudará o nosso cão a ser mais equilibrado, gastando a sua energia e tornando-o mais feliz.
Conselhos para disfrutar das caminhadas
Vamos dar-lhe alguns conselhos para que os passeios sejam o mais agradável possível e não encontre problemas. A primeira coisa a saber é quais regras devemos cumprir:
- Deve verificar se existe alguma restrição para animais de estimação na área onde vai passear. Não existe uma regra para todo o território, pois estas variam consoante os diversos locais: podemos estar numa zona de caça, numa zona privada ou num espaço protegido.
Porém, a maneira mais fácil de saber se podemos caminhar por um determinado local é perguntar às pessoas da região, principalmente se estivermos num local remoto e não houver postos de turismo ou pontos de informação. - Uma vez iniciado o passeio e, desde que nos seja permitido levar o cão solto, este deverá manter uma distância inferior a 15 metros, se estiver numa zona com muita vegetação, ou inferior a 50 metros se for campo aberto. Esta é a regra geral, mas atenção que poderão haver regras específicas abordadas no ponto anterior.
- Lembre-se de que é sempre responsável pelo seu cão, portanto, se este incomodar outras pessoas ou animais, terá que assumir as consequências. Se o seu cão foi desobediente, deverá mantê-lo com a trela colocada.
O TIPO DE TERRENO É IMPORTANTE
O segundo ponto importante, prende-se com o conhecimento que deveremos ter do terreno por onde vamos conduzir o nosso cão, já que as suas almofadas são um dos pontos mais sensíveis do nosso animal de estimação:
- O terreno asfaltado é o pior para os cães, pois varia consoante as temperaturas e poderá queimar as almofadas e criar pequenas feridas. Logicamente que, para uma caminhada de curta duração, em temperatura amena, não haverá problema. Poderá fazer o seguinte teste: encoste as costas da mão no asfalto e, se não aguentar o calor que ele emite, desista da caminhada.
- Se o terreno estiver cheio de pedras e estas tiverem arestas pontiagudas, deveremos colocar botas nos cães. Existem inúmeros modelos para eles e será algo que irá protegê-los neste tipo de terreno. Também será uma boa solução para a neve (protegerá o seu cachorro se estiver com frio).
- Se o terreno for de terra e/ou erva e, embora possa haver algumas pedras, não terá problemas com as almofadas do seu cão.
- Devemos evitar percursos que tenham desfiladeiros ou zonas íngremes, principalmente se o seu cão não estiver habituado a obedecer.
CONHECER O NOSSO ESTADO E O DO NOSSO CÃO
Por último, devemos ter em conta o que devemos levar para que o nosso cão esteja sempre em boas condições físicas e mentais:
- Devemos sempre levar água, independente da duração da caminhada ou da dificuldade da mesma. Deverá estar sempre hidratado.
- Se a viagem durar mais de 6 horas deveremos levar comida. Se a duração for inferior, poderemos dar-lhes algumas recompensas que lhe permitirão aguentar esse tempo.
- Leve um pequeno kit de primeiros socorros. Poderá encontrá-los na internet ou em lojas especializadas, sendo compostos com os elementos necessários para realizar pequenos curativos.
- Leve uma toalha de microfibra para conseguir secar o seu cão, caso este entre num rio ou lago para se refrescar.
E PARA FINALIZAR
Em qualquer assunto relacionado com os nossos animais de estimação, a lógica é muito importante. Não deve levar o seu cão para passear se ele não estiver habituado a fazê-lo. Isto é, se seu cão só sai de casa para fazer as suas necessidades e pouco mais, ele ficará dorido se realizar um passeio longo de alguns quilometros. Leve também em consideração a idade e os hábitos do seu cão, de forma a não sobrecarregar os músculos com um exercício inadequado. Certifique-se de que estão com as vacinas e antiparasitas em dia para garantir a sua proteção.
Certamente que existem muito mais detalhes que deveremos levar em consideração, mas estes são os principais conselhos a ter em conta para disfrutar de um ótpimo dia na companhia dos nossos amigos peludos.